woman touching with feather her genitals
Cirurgia Íntima
logo profissional.001.jpeg
 

A cirurgia íntima ou cirurgia plástica da região genital envolve procedimentos cirúrgicos na região do períneo e da genitália (vulva) com o objetivo de melhorar a estética, promover conforto e reduzir infecções locais. Atualmente é uma importante área da cirurgia plástica com inúmeras técnicas e procedimentos descritos e atuando na parte estética e funcional. A aparência estética da região do períneo é uma questão que preocupa algumas mulheres não apenas por uma questão própria de auto-imagem mas também no relacionamento com parceiro, fato este que motiva a busca pela cirurgia. Os procedimentos cirúrgicos estão relacionados a redução de volume (pequenos/grandes lábios e púbis), as simetrizações (pequenos lábios assimétricos), a correção de flacidez (pequenos lábios e púbis) e ao aumento de volume (grandes lábios). A correta identificação dos sintomas e sinais no exame físico, aliado à adequada escolha da melhor técnica e cuidados pós operatórios, são fundamentais para se ter um bom resultado.

Young%2520beautiful%2520woman%2520thinki

Você sabia ?

"A cirurgia íntima não é apenas uma questão estética, apesar da clara melhora da região do períneo. Um estudo publicado na revista americana Journal of Sexual Medicine, avaliou 258 mulheres submetidas a diversos procedimentos diferentes relacionados à cirurgia íntima como a labioplastia (redução de pequenos lábios), redução do prepúcio do clitóris, labioplastia associada a redução do prepúcio, vaginoplastia e/ou perineoplastia. Em aproximadamente 90% das mulheres observou-se satisfação com o resultado da cirurgia e além disso referiram melhora importante na parte sexual e com seus parceiros." 

PERGUNTAS FREQUENTES (casos reais) ....

logo profissional.001.jpeg

Trabalho com atividade física, dando aulas, e nas roupas de ginástica me incomoda muito o volume no períneo? Tem como melhorar? o que fazer ? (SB, 28 anos, Personal Trainer, SP).

Esta é uma queixa muito comum em mulheres que procuram a cirurgia íntima e além da causa estética e flacidez, o excesso de volume é uma razão importante para cirurgia. É mais comum ainda em mulheres com vida muito ativa, atletas ou que tem o hábito de usar roupas mais apertadas ou calças. É importante além da queixa, o adequado exame físico para se identificar a causa do excesso de volume e que técnica pode ser realizada. Nessa região poderemos ter a hipertrofia (aumento) dos pequenos e grandes lábios ou mesmo do púbis. Para o aumento dos pequenos lábios está bem indicado a cirurgia de labioplastia de redução ou redutora. Na situação de aumento dos grandes lábios ou do púbis há a possibilidade de lipoescultura com aspiração do excesso de volume com pequenas incisões. 

Women in Swimsuit

Sinto incômodo na região do períneo. Como posso saber se preciso de cirurgia de ninfoplastia ? (DSS, 25 anos, Fisioterapeuta, SP).

Com queixas inespecíficas é muito importante o exame físico para se identificar a causa do desconforto e se a cirurgia íntima deve ser realizada. Em muitos casos pode ser um quadro de infecção crônica e/ou corrimentos que causam o desconforto e não necessariamente o excesso de volume. A labioplastia é também conhecida com ninfoplastia (plástica das ninfas) e só tem indicação na situação de excesso de volume, flacidez e assimetria dos pequenos lábios, logo o exame físico pode identificar esses aspectos. O excesso de projeção dos pequenos lábios pode, em algumas situa- ções causar desconforto físico e psicológico. A dor ou incômodo na relação sexual, irritação local, dificuldade para prática de alguns esportes e motivos estéticos são as principais razões para a cirurgia.

Ninfa site.001.jpeg

Pequenos Lábios

Pequenos Lábios

Clítoris

Uretra

Vagina

Púbis

Como é feito o diagnóstico de aumento de pequenos lábios ?  o que é normal e o que é pequeno ? (TMS, 27 anos, Psicóloga, SC).

Não existe uma tamanho certo e varia muito de mulher para mulher e até de aspectos culturais e países. Na Ásia como Japão e China, o ideal estético são lábios maiores e proeminentes. Já nas sociedades ocidentais, e principalmente na Europa e países nórdicos, o ideal estético são lábios menores. Desta forma, o correto é basear na queixa estética de cada mulher e qual é para ela o ideal de tamanho de acordo com seus parâmetros de tamanho e beleza. Assim, a dor ou incômodo na relação sexual, irritação local, dificuldade para prática de alguns esportes, além do excesso de volume são as principais razões para a cirurgia. O Prof. Alexandre Munhoz em conjunto com importantes ginecologistas publicou em 2004 aspectos relacionados a definição de aumento de volume dos pequenos lábios e uma nova técnica para sua correção. Na maioria dos estudos, a definição de hipertrofia não é clara e são escassos os relatos que definem parâmetros clínicos de diagnóstico. Alguns autores definem hipertrofia quando a distância entre a projeção máxima e a base do lábio é maior que 4 cm de comprimento. Outros cirurgiões utilizam os mesmos parâmetros, porém cita o limite de até 5 cm de extensão como diagnóstico de hipertrofia. Desta forma, a indicação deve se basear em vários aspectos e principalmente nas queixas da paciente.

ninfa site 2.001.jpeg
ninfa site 2.001.jpeg

Vejo resultados na internet e acho a parte estética artificial e com cicatrizes ou mesmo sem o lábio..., queria mais naturalidade... 

(ACA, 21 anos, Jornalista, SP).

Nos últimos 10 anos houveram muitos estudos e o desenvolvimento de novos conceitos e técnicas referente a estética da região íntima. De modo semelhante ao que aconteceu com a estética da mama nos anos 80 e do nariz nos anos 90, a cirurgia íntima observou inovações nos anos recentes. As técnicas convencionais e realizadas nos anos passados faziam a retirada por completo dos pequenos lábios prejudicando o resultado estético. Além disso, muitas técnicas envolviam o corte na região externa dando ao lábio um aspecto serrilhado e com cicatriz aparente. Aperfeiçoada pelo Prof. Alexandre Munhoz nos anos 2000 e publicada na revista científica mais importante de cirurgia plástica, a Plastic and Reconstructive Surgery (PRS). Nesta técnica há a preservação por completo da margem livre do pequeno lábio, logo sem risco de amputação e/ou resultado artificial no aspecto externo dos pequenos lábios. Além disso, todas as cicatrizes localizam-se na região interna do lábio e assim sem cicatrizes aparentes. É uma cirurgia simples, com duração de 1 hora e realizada em ambiente de hospital dia, com alta hospitalar 4-6 horas após o procedimento.

ninfoplastia PRS site.001.jpeg
ninfoplastia PRS site.001.jpeg

Técnica do Retalho Superior

(Alexandre Mendonça Munhoz, 2006)

Cicatrizes internas / Resultado natural pela Preservação do Lábio

ninfa site 4.001.jpeg

Como é a recuperação e os cuidados após uma cirurgia íntima ? (ASS, 22anos, Estudante, MG).

Back Pain

A cirurgia íntima com técnicas envolvendo a redução dos pequenos lábios ou lipoaspiração do púbis, não é diferente do porte de uma cirurgia plástica de pequena porte como a cirurgia de pálpebras ou correção de cicatrizes. São cirurgias que duram aproximadamente 1 hora e internação em ambiente de hospital dia. Na do rotina do Prof. Alexandre Munhoz, 100% das cirurgias são realizadas no período da manhã e com alta hospitalar na hora do almoço do mesmo dia. Orienta-se retorno ao consultório 2-3 dias após a cirurgia para curativos, não há necessidade de retirada de pontos pois são absorvíveis e seguimento a cada 20-30 dias até completar 2 meses das cirurgia. Não há necessidade de repouso absoluto e orienta-se não dirigir 1 semana e volta a atividade física com 2 semanas. Orienta-se evitar roupas apertadas como calças ou malhas de ginástica por 3 semanas e atividade sexual por 45 dias. Em 45 dias todas as atividades físicas estão liberadas de acordo com a rotina da paciente antes da cirurgia.

Woman%2520on%2520the%2520Phone_edited_ed

Agende hoje sua consulta para esclarecer suas dúvidas....

CONSULTAS:

Fones: 11 32551760 ou 1769 (Central)

CONTATOS DAS UNIDADES:

115080 7800 (Moriah) / 11 32551760 ou 1769 (Higienópolis)

Email: alexmunhozplastico@gmail.com

logo profissional.001.jpeg