


Redução Mamária
O que voce precisa saber ?

Preparação
Antes da redução mamária, é fundamental realizar exames pré-operatórios e avaliação clínica detalhada, exames de imagem para avaliar cistos e nódulos mamários. A paciente deve informar o uso de medicamentos, evitar cigarro nas semanas que antecedem a cirurgia e seguir todas as orientações médicas para garantir uma cirurgia segura e uma boa cicatrização. O ideal é estar com peso adequado para altura.
Quanto volume reduzir ?
É difícil prever o volume exato de redução da mama, uma vez que existem vários fatores envolvidos. Habitualmente para pequenas reduções, retiramos de 100-200 g, para médias reduções 200-400 g e grandes reduções > 500 g de tecido mamário. O mais importante não é o que se retira mais sim o que fica de glândula mamária para se fazer a nova mama.
Anestesia
A redução mamária é realizada com anestesia geral, de acordo com o caso e a avaliação da equipe e ambiente hospitalar com equipamentos adequados. A anestesia moderna oferece conforto e segurança, com rápida recuperação pós-cirúrgica.
Cicatriz
O tipo de cicatriz depende do grau de flacidez da pele e da necessidade de maior ou menor redução. As mais comuns são: vertical (em forma de pirulito), em L ou em T invertido. A técnica é escolhida para oferecer o melhor resultado com a menor cicatriz possível, e o processo cicatricial costuma evoluir bem com o tempo.
Uso do Silicone
Raramente a redução mamária utiliza a prótese de silicone, uma vez que há tecido mamário em excesso. Quando há pouca glândula e muito gordura mamária ou se busca mais preenchimento do colo, e mamas mais consistentes, associamos à prótese para um resultado melhor.
Cuidados
No pós-operatório, a paciente deve usar sutiã cirúrgico, evitar levantar os braços por algumas semanas e não dormir de lado. Atividades físicas devem ser retomadas gradualmente, e o acompanhamento médico regular é essencial para garantir boa cicatrização e estabilidade dos resultados.

A mamoplastia redutora é muito comum, indicada para mulheres — inclusive adolescentes — que sofrem com hipertrofia mamária após a puberdade. O excesso de volume/peso das mamas pode causar queda precoce, além de sintomas como dor nas costas (lombalgia), nos ombros, no pescoço (cervicalgia), marcas de sutiã e dificuldade para praticar esportes. Também é frequente o impacto emocional, com baixa autoestima e constrangimento social. Segundo a American Society of Plastic Surgeons (ASPS), foram realizadas mais de 71.000 cirurgias de redução mamária nos EUA em 2023, sendo um dos procedimentos com maior satisfação entre as pacientes.

Alexandre M. Munhoz,
M.D., PhD.
Redução Mamária x Qualidade de Vida
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
Dúvidas frequentes...








Av. Miruna, 755 - Indianópolis, São Paulo - SP, 04084-002 (Unidade Moriah Hospital)
11 91225 5550 (WhatsApp Consultas)