


Prof. Alexandre Mendonça Munhoz

Prof. Alexandre Mendonça Munhoz tem graduação em medicina em 1994 pela prestigiosa e importante Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Segundo o THE (TIMES HIGHER EDUCATION), um dos principais rankings do mundo em educação, a Universidade de São Paulo (USP) é considerada a 2a. melhora da America Latina em 2019. Após a graduação, Prof. Munhoz obteve formação em cirurgia geral e cirurgia plástica (1999) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), serviço de residência médica credenciado pela AMB/MEC e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Após a residência médica exerceu o cargo de Preceptor da Disciplina de Cirurgia Plástica da FMUSP e passando a atuar como chefe do Grupo de Reconstrução Mamária do HC-FMUSP. Em 2000 obteve o 1o. lugar em concurso nacional para membro especialista da SBCP. Em 2002 com estudo científico e defesa oral apresentada a SBCP, obteve o 1o. lugar no concurso para membro Titular da SBCP. Na época desenvolveu pesquisas na área de reconstrução da mama pós câncer e pós-graduação sensu strictum com teses de Mestrado em 2004 e Doutorado em 2006 na FMUSP.




Em 2014 foi aprovado em concurso para Professor Livre-Docente no Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com tese sobre reconstrução da mama em adenomastectomias. Na re-estruturação do HC-FMUSP e as Disciplinas Oncológicas, assumiu em 2013 a coordenação do Setor de Reconstrução da Mama do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), realizando pesquisas e formação de residentes de cirurgia plástica e fellows em programa de especialização na área de reconstrução.
Em 2014, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP-HSL), inicia suas atividades como Professor Orientador, nível Mestrado e Doutorado, do Programa de Pós-Graduação Sensu-Strictum do IEP-HSL, orientando alunos na pós-graduação sobre linha de pesquisa em cirurgia estética e reconstrutora da mama.
Leia mais...

Teses Pós-Graduação
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
(Obtidos por Meio de Concurso Público com Defesa de Tese / Trabalho Científico)


Na cirurgia estética da mama, o Prof. Alexandre Munhoz desenvolveu pesquisas relevantes e com publicações internacionais em diferentes revistas científicas de impacto na área da cirurgia plástica, como Plastic and Reconstructive Surgery (PRS), Aesthetic Surgery Journal e Journal of Plastic (ASJ) and Reconstructive Aesthetic Surgery (JPRAS). A pesquisa constante e o ambiente favorável da Universidade associado ao trabalho constante em hospitais de primeira linha em São Paulo pemitiram o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas inovadoras e difundidas em todo o mundo.
O Prof. Alexandre Munhoz foi um dos pioneiros no Brasil nas técnicas de aumento mamário com ausência de cicatriz na mama e minimamente invasiva, técnica descrita em 2005 e publicada no Aesthetic Plastic Surgery. Foi ainda responsável pela introdução no Brasil de implantes com superfícies de última geração, nanosuperfície e com gel ergonômico, com publicações no Aesthetic Surgery Journal e Plastic and Reconstructive Surgery, características que conferem menor incidência de contratura capsular, maior maciez e conforto a longo prazo.



Na complexidade das diferentes técnicas cirúrgicas, e intenso envolvimento com a cirurgia mamária, em 2005 o Prof. Munhoz foi um dos primeiros a desenvolver alternativas técnicas para melhor integração do enxerto de gordura, com o uso pioneiro no Brasil de sistema fechados de purificação de gordura e padronização na cirurgia híbrida de mama com uso da prótese de silicone e a gordura.
Na clínica particular, Prof. Alexandre Munhoz tem atuado em diferentes hospitais de primeira linha em São Paulo como Hospital Sírio-Libanês no qual é professor orientador do curso de Pós-Graduação, Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano e Hospital São Luís. Em 2015 foi convidado para assumir a coordenação do Setor de Cirurgia Plástica do Hospital Moriah, com enfoque a alta tecnologia, humanismo e cirurgia de alta complexidade.
No Hospital Moriah, referência hoje em alta tecnologia hospitalar e com os melhores índices de qualidade entre os hospitais privados de São Paulo, o Prof. Alexandre Munhoz desenvolve sua atividade profissional, envolvendo o atendimento de pacientes, o programa de educação médica continuada para inúmeros cirurgiões plásticos brasileiros e estrangeiros e a possibilidade de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado em estrutura hospitalar e cuidados cirúrgicos.

Títulos / Cargos Acadêmicos
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
(Obtidos por Meio de Concurso Público com Defesa de Tese / Trabalho Científico)

-
Graduação em Medicina, FMUSP - 1994
-
Residência em Cirurgia Geral, HC-FMUSP - 1996
-
Residência em Cirurgia Plástica, HC-FMUSP - 2000
-
Médico Preceptor, Disciplina de Cir. Plástica, FMUSP - 2000-2002
-
Chefe do Grupo de Reconstrução Mamária, HC-FMUSP - 2002-2009
-
Mestrado em Ciências, Cirurgia Mamária, FMUSP - 2004
-
Doutorado em Ciências, Cirurgia Mamária, FMUSP - 2006
-
Livre-Docência, Cirurgia Mamária, FMUSP - 2014
-
Chefe do Setor de Reconstrução Mamária, ICESP-HCFMUSP - 2013-2020
-
Coordenador do Programa de Graduação, Cirurgia Plástica da Disciplina de Cirurgia Plástica, FMUSP, 2013-2020


Cargos / Títulos de Sociedades
-
Membro Especialista em Cirurgia Plástica, SBCP - 1999
-
Membro Especialista EM Cirurgia Plástica, AMB/MEC - 1999
-
Membro Titular, SBCP - 2002
-
Docente pleno, professor orientador do programa de pós-graduação sensu-strictum, Mestrado/Doutorado, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês
-
Coordenador do Capítulo de Implantes, SBCP 2009-2011
-
Presidente da Comissão Nacional de Reconstrução da Mama, SBCP, 2013-2016
-
Coordenador do Comissão Nacional de Prêmios, SBCP, 2016-2017
-
Coordenador do Capítulo de Reconstrução da Mama, SBCP, 2020
-
Chefe do Setor de Cirurgia Plástica, Hospital Moriah/SP.