Prof. Alexandre Mendonça Munhoz

Woman%252520examining%252520her%252520br
 

Prof. Alexandre Mendonça Munhoz tem graduação em medicina em 1994 pela prestigiosa e importante Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Segundo o THE (TIMES HIGHER EDUCATION), um dos principais rankings do mundo em educação, a Universidade de São Paulo (USP) é considerada a 2a. melhora da America Latina em 2019. Após a graduação, Prof. Munhoz obteve formação em cirurgia geral e cirurgia plástica (1999) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), serviço de residência médica credenciado pela AMB/MEC e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Após a residência médica exerceu o cargo de Preceptor da Disciplina de Cirurgia Plástica da FMUSP e passando a atuar como chefe do Grupo de Reconstrução Mamária do HC-FMUSP. Em 2000 obteve o 1o. lugar em concurso nacional para membro especialista da SBCP. Em 2002 com estudo científico e defesa oral apresentada a SBCP, obteve o 1o. lugar no concurso para membro Titular da SBCP.  Na época desenvolveu pesquisas na área de reconstrução da mama pós câncer e pós-graduação sensu strictum com teses de Mestrado em 2004 e Doutorado em 2006 na FMUSP. 

Professor Alexandre Mendonça Munhoz Cirurgião Plástico

Em 2014 foi aprovado em concurso para Professor Livre-Docente no Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com tese sobre reconstrução da mama em adenomastectomias. Na re-estruturação do HC-FMUSP e as Disciplinas Oncológicas, assumiu em 2013 a coordenação do Setor de Reconstrução da Mama do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), realizando pesquisas e formação de residentes de cirurgia plástica e fellows em programa de especialização na área de reconstrução. 

Em 2014, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP-HSL), inicia suas atividades como Professor Orientador, nível Mestrado e Doutorado, do Programa de Pós-Graduação Sensu-Strictum do IEP-HSL, orientando alunos na pós-graduação sobre linha de pesquisa em cirurgia estética e reconstrutora da mama.

Leia mais...

 

Teses Pós-Graduação

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

(Obtidos por Meio de Concurso Público com Defesa de Tese / Trabalho Científico)

Man Using Smart Tablet
MESTRADO

TESE DE MESTRADO

Tese de Mestrado defendida pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 2004

Market Analysis
DOUTORADO

TESE DE DOUTORADO

Tese de Doutorado defendida pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 2006

Doctor with Computer
LIVRE-DOCÊNCIA

TESE LIVRE-DOCÊNCIA

Tese de Livre-Docência defendida pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 2014

Na cirurgia estética da mama, o Prof. Alexandre Munhoz desenvolveu pesquisas relevantes e com publicações internacionais em diferentes revistas científicas de impacto na área da cirurgia plástica, como Plastic and Reconstructive Surgery (PRS), Aesthetic Surgery Journal e Journal of Plastic (ASJ) and Reconstructive Aesthetic Surgery (JPRAS). A pesquisa constante e o ambiente favorável da Universidade associado ao trabalho constante em hospitais de primeira linha em São Paulo pemitiram o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas inovadoras e difundidas em todo o mundo.

O Prof. Alexandre Munhoz foi um dos pioneiros no Brasil nas técnicas de aumento mamário com ausência de cicatriz na mama e minimamente invasiva, técnica descrita em 2005 e publicada no Aesthetic Plastic Surgery. Foi ainda responsável pela introdução no Brasil de implantes com superfícies de última geração, nanosuperfície e com gel ergonômico, com publicações no Aesthetic Surgery Journal e Plastic and Reconstructive Surgery, características  que conferem menor incidência de contratura capsular, maior maciez e conforto a longo prazo.

Na complexidade das diferentes técnicas cirúrgicas, e intenso envolvimento com a cirurgia mamária, em 2005 o Prof. Munhoz foi um dos primeiros a desenvolver alternativas técnicas para melhor integração do enxerto de gordura, com o uso pioneiro no Brasil de sistema fechados de purificação de gordura e padronização na cirurgia híbrida de mama com uso da prótese de silicone e a gordura.

Na clínica particular, Prof. Alexandre Munhoz tem atuado em diferentes hospitais de primeira linha em São Paulo como Hospital Sírio-Libanês no qual é professor orientador do curso de Pós-Graduação, Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano e Hospital São Luís. Em 2015 foi convidado para assumir a coordenação do Setor de Cirurgia Plástica do Hospital Moriah, com enfoque a alta tecnologia, humanismo e cirurgia de alta complexidade.

No Hospital Moriah, referência hoje em alta tecnologia hospitalar e com os melhores índices de qualidade entre os hospitais privados de São Paulo, o Prof. Alexandre Munhoz desenvolve sua atividade profissional, envolvendo o atendimento de pacientes, o programa de educação médica continuada para inúmeros cirurgiões plásticos brasileiros e estrangeiros e a possibilidade de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado em estrutura hospitalar e cuidados cirúrgicos.

 

Títulos / Cargos Acadêmicos

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

(Obtidos por Meio de Concurso Público com Defesa de Tese / Trabalho Científico)

fmusp_edited_edited.png
  • Graduação em Medicina, FMUSP - 1994

  • Residência em Cirurgia Geral, HC-FMUSP - 1996

  • Residência em Cirurgia Plástica, HC-FMUSP - 2000

  • Médico Preceptor, Disciplina de Cir. Plástica, FMUSP - 2000-2002

  • Chefe do Grupo de Reconstrução Mamária, HC-FMUSP - 2002-2009

  • Mestrado em Ciências, Cirurgia Mamária, FMUSP - 2004

  • Doutorado em Ciências, Cirurgia Mamária, FMUSP - 2006

  • Livre-Docência, Cirurgia Mamária, FMUSP - 2014

  • Chefe do Setor de Reconstrução Mamária, ICESP-HCFMUSP - 2013-2020

  • Coordenador do Programa de Graduação, Cirurgia Plástica da Disciplina de Cirurgia Plástica, FMUSP, 2013-2020

 

Cargos / Títulos de Sociedades

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica, SBCP - 1999

  • Membro Especialista EM Cirurgia Plástica, AMB/MEC - 1999

  • Membro Titular, SBCP - 2002

  • Docente pleno, professor orientador do programa de pós-graduação sensu-strictum, Mestrado/Doutorado, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês

  • Coordenador do Capítulo de Implantes, SBCP 2009-2011

  • Presidente da Comissão Nacional de Reconstrução da Mama, SBCP, 2013-2016

  • Coordenador do Comissão Nacional de Prêmios, SBCP, 2016-2017

  • Coordenador do Capítulo de Reconstrução da Mama, SBCP, 2020

  • Chefe do Setor de Cirurgia Plástica, Hospital Moriah/SP.

SBCP%20site_edited.jpg
 

Publicações Científicas Internacionais

(Revistas Indexadas plataforma pubmed / scopus)

PUBMED: Número de publicações indexadas x ano

103 publicações: 1998 -2020 (Munhoz AM & Mendonca Munhoz a)

PUBMED%20Logo_edited.png

O PubMed® é o primeiro e maior sistema de pesquisa para a informação em saúde da U.S. National Library of Medicine (NLM). realiza a listagem de publicações indexadas de acordo com autor (Munhoz am)

Google Schollar: Número de Citações indexadas x ano

103 publicações: 1998 -2020 (Munhoz AM & Mendonca Munhoz a)

O Google Scholar — Google Academico é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar trabalhos acadêmicos, jornais de universidades e artigos variados. mostra o número de trabalhos publicados por autor e o número de vezes que esses trabalhos foram citados por outros autores
image.png
Currículo lattes Alexandre Mendonça Munhoz

Currículo Vitae

Plataforma cnpq-lattes

A Plataforma Lattes é um sistema de currículos virtual criado e mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pelo qual integra as bases de dados curriculares, grupos de pesquisa e instituições em um único sistema de informações, das áreas de Ciência e Tecnologia, atuando no Brasil.

 

Publicações Internacionais I

Cirurgia Estética da Mama / Outras Áreas

(Revistas Indexadas plataforma pubmed / scopus)

O Prof. Alexandre Munhoz desenvolve várias pesquisas na área da cirurgia estética da mama, como aumento com prótese de silicone, aprimoramento das técnicas com cicatrizes mínimas (minimal breast scar, ou MBS), ausência de cicatrizes na mama (SCARLESS ou técnica axilar), o uso de enxerto de gordura também definido como cirurgia híbrida ou composta e técnicas para sustentação da mama após a mastopexia com prótese. Participa de pesquisas internacionais envolvendo cirurgiões plásticos dos Estados Unidos, Europa e Asia sobre próteses de silicone de última geração e pesquisas na área de enxerto de gordura.

Essas pesquisas resultaram em publicações científicas internacionais, em revistas indexadas, descrevendo técnicas cirúrgicas, resultados, e análise de critérios de indicação e eficácia na área da cirurgia estética da mama. 

 

Publicações Internacionais II

Cirurgia Reconstrutora da Mama / Outras Áreas

(Revistas Indexadas plataforma pubmed / scopus)

A cirurgia reconstrutora é uma importante área de atuação do Prof. Alexandre Munhoz, pois envolve a reabilitação, qualidade de vida e re-integração da mulher no ambiente familiar, social e trabalho. Com várias pesquisas na área clínica e experimental desenvolvidas na Universidade de São Paulo (USP), no programa de pós-graduação strictum-sensu do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP-HSL) e intensa atividade em clínica privada, resultaram em inúmeras publicações internacionais, em revistas indexadas, descrevendo técnicas cirúrgicas, resultados e análise de critérios de indicação e eficácia na área da reconstrução da mama pós câncer. As pesquisas envolvem a reconstrução em cirurgia conservadora (quedrantectomias), reconstrução em mastectomias e reconstrução em cirurgias com preservação de pele e da aréola (mastectomias com preservação de pele / adenomastectomias profiláticas)

healthcare%20and%20medicine%20concept%20