Cirurgia Estética da Mama
Portrait of doctor with measure tape mea
 
logo profissional.001.jpeg
Prótese de Mama
Suspenção de Mama
Redução de Mama
Troca de Prótese de Silicone
Tratamento de Complicações

Prótese                       suspensão                 redução             troca prótese        complicação

logo profissional.001.jpeg
 

Prótese de Mama

A cirurgia de prótese de mama tem como objetivo o aumento do volume, a correção da flacidez e sobra de pele, a melhora a simetria entre as mamas e proporcionar melhora da auto-imagem e qualidade de vida. Também conhecida como mamoplastia de aumento, o aumento de mama é possível usando prótese de silicone, aprovados pela ANVISA, e colocados acima ou abaixo dos músculos peitorais. Muitas vezes, as mulheres buscam aumento de mama para melhorar uma mama naturalmente pequena ou para restaurar o volume perdido como resultado da perda de peso, gravidez ou amamentação. É atualmente uma das cirurgias estéticas mais comuns no Brasil e no mundo.

vias de acesso.001.jpeg
Vias de Acesso
(cicatrizes)
  • Axila
  • Infra-mamária
  • Peri-areolar

Veja as vantagens e desvantagens de cada método....

Young%2520beautiful%2520woman%2520thinki

Você sabia ?

"Que a popularidade do aumento da mama com prótese de silicone está em um nível bem alto? De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS), a mamoplastia de aumento é 45% mais comum do que em 2000. Somente em 2018, os cirurgiões realizaram mais de 300.000 cirurgias. A opção pela prótese de silicone parece ser uma escolha estética comum entre mulheres de todas as idades, embora a maioria das cirurgias ocorra entre 18 e 40 anos. Ainda, segundo dados da ASPS, a cirurgia a prótese de mama é o 1o. procedimento estético mais realizado nos últimos 10 anos.

PERGUNTAS FREQUENTES (casos reais) ....

logo profissional.001.jpeg

Sou uma boa candidata a cirurgia de prótese de mama ? Quais são as indicações ? (MSG, 28 anos, Engenheira, SP).

Você pode ser uma boa candidata para o aumento de mama com prótese se o volume, a forma ou a simetria de suas mamas estiverem lhe incomodando. Muitas mulheres procuram a prótese não necessariamente para o volume mas também para melhorar a consistência da mama e reduzir a flacidez e/ou sobra de pele. O ideal é você estar em boas condições de saúde, todos os exames pré-operatórios dentro da normalidade e segura quanto a forma e tamanhos que deseja. Preenchendo esses aspectos, você é uma boa candidata a cirurgia. 

Como escolho a marca, formato e tamanho da minha prótese ? Existem critérios ou parâmetros para isso ? (ALP, 24 anos, Médica, SP).

A escolha do volume e formato deve se basear na anatomia de cada mama e o a vontade de cada paciente. Habitualmente usamos medidas que são feitas no tórax e nas dimensões da mama, e que são individuais para cada mulher como um tamanho de sapato ou colarinho. Com isso sabemos o espaço máximo e mínimo que comportará próteses de diferentes tamanhos, mas sempre mantendo o objetivo maior que é a naturalidade do resultado. Atualmente, existem formatos mais modernos como a ergonômica que faz uma forma mais natural e confortável. Para mulheres que desejam o colo mais saliente há formatos específicos também. A marca é um ponto importante e deve ser discutida com o cirurgião uma vez que existem mais de 20 marcas diferentes. O Prof. Alexandre Munhoz sempre leva em conta a procedência da prótese, a regulamentação de acordo com as agências regulatórias (ANVISA, FDA), os principais estudos científicos mostrando resultados a curto e a longo prazo, além da tecnologia por trás de cada prótese.

A cicatriz é importante para mim. Qual é a melhor técnica e com menores cicatrizes possíveis ? (TTS, 23 anos, Estudante, MG).

Há uma tendência atual em todas as áreas cirúrgicas e não só na cirurgia plástica o conceito de cirurgias com cicatrizes mínimas ou minimal scar surgery. Com o desenvolvimento de novas próteses com revestimento mais suave como a prótese com nanosuperfície e o gel de silicone mais viscoelástico e macio consegue-se cicatrizes menores. Há ainda um conceito da ausência de cicatrizes (scarless) na mama como na técnica axilar onde realiza-se um pequeno corte (aproximadamente 3 cm) dentro da axila por onde coloca-se a prótese. Em ambas as técnicas o Prof. Alexandre Munhoz foi pioneiro no Brasil e com várias publicações internacionais sobre o assunto mostrando as vantagens e indicações. Cada paciente deve ser avaliada individualmente e de acordo com anatomia local e a preferência da paciente escolher a técnica mais adequada ponderando as vantagens e desvantagens.

Prótese de Mama Alexandre Munhoz

O que devo esperar durante a preparação e durante a cirurgia de prótese de mama ? Quais são os preparativos ? (IMN, 26 anos, advogada, SP)

Antes da cirurgia, você fará exames de laboratório pré-operatórios como sangue, eletrocardiograma e exames de imagem da mama como mamografia e ultra-som a depender da sua faixa etária. Receberá instruções para evitar alimentos e bebidas no dia da cirurgia e passará pela avaliação anaestésica. Você ficará sob anestesia geral durante a cirurgia, que atualmente é a mais segura e com período mais rápido e confortável de recuperação. Isto significa que não sentirá nada e nem se lembrará da cirurgia. Dependendo do tipo de prótese que você escolher e de sua preferência pessoal, o Prof. Alexandre Munhoz fará uma pequena incisão abaixo da mama, ao redor da areola ou na axila. A maioria das cirurgias de prótese de mama não leva mais que 1 hora e meia de duração e sempre são realizados em ambiente de hospital dia, com período de internação máximo de 8 horas. 

O que devo esperar após a cirurgia de prótese de mama ? Quais são os cuidados ? (LMS, 22 anos, estudante, RJ)

É normal sentir algum inchaço e dor leve nos dias após o procedimento, com adequado alívio após uso de anti-inflamatórios e analgésicos convencionais. Deve-se evitar dirigir veículos por 2-3 semanas, abertura dos braços mais que que 30 graus por 3 semanas e certas atividades físicas por 4 semanas após a cirurgia. Você poderá trabalhar e ter vida familiar e social já na primeira semana após a cirurgia, desde que respeitando os movimentos e atividades. Você receberá instruções para retornar ao consultório do Prof. Munhoz para  acompanhamento dentro alguns dias após a cirurgia e retornos posteriores a cada 10-15 dias. A alta completa e retorno a todas as atividades físicas ocorre em média com 45 dias.

O que é cirurgia híbrida ou composta, feito junto com a gordura ? quais são as vantagens em relação as cirurgias convencionais ? (RCS, 30 anos, advogada)

PROF.ALEXANDRE MUNHOZ Publicação Interna
Prótese de Mama Híbrida Alexandre Munhoz

A cirurgia híbrida é um procedimento moderno e envolve a associação da prótese de silicone com enxerto de gordura da própria paciente. As vantagens são relacionadas a possibilidade de usar próteses com menor volume, a sensação de maior maciez devido a gordura e resultados mais naturais, principalmente em pacientes mais magras onde pode ficar um resultado mais "marcado" com visibilidade da prótese quando o enxerto não é realizado. O Prof. Alexandre Munhoz realiza a técnica desde 2004 em reconstrução mamária e a partir de 2009 em cirurgias estéticas com prótese. No ano passado publicou artigo na mais importante revista americana de cirurgia plástica, o Aesthetic Surgery Journal, sobre a técnica de cirurgia híbrida. Desde 2017 vem realizando a técnica de sua autoria, a S.E.A.H. que coloca a prótese na frente do músculo ("S": subfascial), usa a prótese de formato ergonômico ("E": ergonomix, mais natural), emprega a técnica sem cortes na mama ("A": axilar) e associa o enxerto de gordura ("H": híbrida), que está em processo de publicação na ASJ.

HIBRIDA SITE.001.jpeg
Cirurgia
Híbrida

Publicações Internacionais

Cirurgia de Prótese de Mama 

(Revistas Indexadas plataforma pubmed / scopus)

 
logo profissional.001.jpeg

Blog

Implante Mamário de Silicone Gel

Aspectos atuais, discussões, eventos científicos sobre implantes mamários de silicone

Notebook and Pen
WFH Setup
Photographer at Work
Captura_de_Tela_2020-08-05_às_10.47.27.
Woman%2520on%2520the%2520Phone_edited_ed

Agende hoje sua consulta para esclarecer suas dúvidas....

CONSULTAS:

Fones: 11 32551760 ou 1769 (Central)

CONTATOS DAS UNIDADES:

115080 7800 (Moriah) / 11 32551760 ou 1769 (Higienópolis)

Email: alexmunhozplastico@gmail.com

logo profissional.001.jpeg
logo profissional.001.jpeg
 

Suspensão de Mama

A cirurgia de suspensão de mama tem como objetivo colocar a mama em sua posição original, na região do tórax,  corrigir a flacidez e sobra de pele que estão associadas, aumentar o colo da mama e proporcionar melhora da auto-imagem e qualidade de vida. Também conhecida como mamoplastia ou mastopexia, a suspensão da mama pode ser realizada apenas com a própria glândula mamária ou associado com a prótese de silicone. Muitas vezes, as mulheres buscam o reposicionamento mamário  para restaurar a forma que foi perdida com emagrecimento, o envelhecimento ou a amamentação. 

Amazing breast of a young woman, isolate

Você sabia ?

portrait%2520of%2520young%2520woman%2520

"A cirurgia de suspensão da mama é a mais comum das cirurgias estética da mama na faixa etária dos 30-40 anos, associado ou não com a colocação da prótese de silicone. Sabe-se que nessa idade, muitas mulheres já tiveram filhos e amamentaram, fato este que contribuiu para a flacidez da mama e queda. Nas mulheres que tiveram grande perda de peso ou após a cirurgia bariátrica, a suspensão da mama é extremamente comum representando quase 70% das cirurgias nesses grupos. Segundo dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), a cirurgia de suspensão da mama é o 3o. procedimento estético mais realizado e com aumento de 108% entre 2000 e 2018.

PERGUNTAS FREQUENTES (casos reais) ....

logo profissional.001.jpeg

Como posso saber que preciso da suspensão mamária ? Quais são as indicações ? (ACS, 41 anos, Engenheira, RJ).

Existem parâmetros para identificar a correta posição da sua mama, e no exame físico é facilmente identificado as alterações de posição. Medidas com a distância da areola e do mamilo até a região da clavícula ou até a região em baixo da mama são importantes para saber a posição correta e a necessidade ou não da cirurgia de suspensão. Muitas mulheres procuram a cirurgia não necessariamente para a posição, mas também para melhorar a consistência da mama e reduzir a flacidez e/ou a sobra de pele que frequentemente está associado com a queda da mama. O ideal é você estar em boas condições de saúde, todos os exames pré-operatórios dentro da normalidade e segura quanto a forma e posição que deseja. Preenchendo esses aspectos, você é uma boa candidata a cirurgia. 

Como posso saber se vou precisar usar prótese de silicone na cirurgia de suspenção da mama ? a marca, formato e tamanho da prótese são importantes no resultado ? (MFC, 44 anos, Médica, PR).

Muitas mulheres apresentam após a amamentação ou grandes emagrecimentos uma perda significativa da glândula mamária, restando apenas gordura e sobra de pele. Nesses casos, pode haver a necessidade do uso da prótese para recompor o volume perdido e aumentar a consistência da mama. Em mulheres que já tem glândula mamária, apenas o re-posicionamento pode ser efetivo não necessitando assim da prótese. O exame físico e discussão em conjunto com o cirurgião plástico é fundamental para essa decisão. Quanto a prótese, atualmente existem formatos mais modernos como a forma ergonômica que faz uma forma mais natural e confortável. Para mulheres que desejam o colo mais saliente há formatos específicos também. A marca é um ponto importante e deve ser discutida com o cirurgião uma vez que existem inúmeras marcas. O Prof. Alexandre Munhoz sempre leva em conta a procedência da prótese, a regulamentação de acordo com as agências regulatórias (ANVISA, FDA), os principais estudos científicos mostrando resultados a curto e a longo prazo, além da tecnologia por trás de cada prótese.

A cicatriz é importante para mim. Qual é a melhor técnica e com menores cicatrizes possíveis ? (RC, 48 anos, do lar, SP).

Nas cirurgias de suspensão da mama, há a necessidade de cicatrizes um pouco maiores na cirurgia de colocação simples da prótese. Este fato deve-se a necessidade de colocar a mama em uma posição mais alta e a correção da sobra de pele que está frequentemente associado. Pode-se realizar com cicatrizes menores que a cicatriz em "T" tradicional comum nas grandes reduções de mama. Atualmente e dependendo da anatomia e do grau de queda pode-se realizar a cicatriz em volta da areola (periareolar), a periareolar + vertical ou mesmo a cicatriz em "L". Cada paciente deve ser avaliada individualmente e de acordo com anatomia local e a preferência da paciente escolher a técnica mais adequada ponderando as vantagens e desvantagens.

MAMA

GRAU DE QUEDA E VOLUME

MAMA PEQUENA

SEM QUEDA

MAMA MÉDIA

SEM QUEDA

MAMA MÉDIA

QUEDA LEVE

MAMA GRANDE

QUEDA MODERADA

MAMA GRANDE

QUEDA ACENTUADA

Queda da mama ptose pexia Alexandre Munhoz

Dizem que para evitar a mama da "cair" novamente é importante colocar a prótese atrás do músculo, para segura-la...., ​é verdade ? (ASS, 4o anos, Dona de restaurante, SP).

Nas técnicas de suspensão da mama, pode-se usar a musculatura como suporte extra para prótese de silicone. É uma técnica bem indicada, principalmente em mulheres com grau de queda mais importante (ptose graus III-IV), muita flacidez de pele, ou após grande emagrecimento que apresente pouca glândula mamária para sustentar a nova prótese. O Prof. Alexandre Munhoz é autor de uma técnica de sustentação da mama e da prótese com o uso de uma faixa do músculo peitoral, formando um "soutien" interno que apoia a prótese e segura a mama em sua posição. Essa técnica chamada de C.R.I.M.S. (Composite Reverse Inferior Muscular Sling) foi publicada em 2019 na mais importante revista de cirurgia plástica estética do mundo, a Aesthetic Surgery Journal (ASJ) mostrando bons resultados e adequada sustentação da mama em sua posição correta.

PROF.ALEXANDRE MUNHOZ Publicação Interna
Suspenção de Mama Pexia Alexandre Munhoz
suspen mama crims site.001.jpeg
Suspen​ção da Mama
Técnica C.R.I.M.S
(Alexandre Munhoz, 2017)
Composite Reverse Inferior Muscular Sling
Técnica C.R.I.M.S
(Alexandre Munhoz, 2017)
Composite Reverse Inferior Muscular Sling

Como é a recuperação e os cuidados após uma cirurgia de suspenção de mama ? (lMs, 47 anos, Médica, SP).

Back Pain

O tempo de recuperação é previsível e depende da técnica que foi empregada. Habitualmente, são cirurgias que duram aproximadamente 3-4 horas e internação em ambiente de hospital dia. Na rotina do Prof. Alexandre Munhoz, 90% das cirurgias são realizadas no período da manhã e com alta hospitalar no fim da tarde do mesmo dia ou no dia seguinte. Orienta-se retorno ao consultório 2-3 dias após a cirurgia para curativos, 7-10 dias para retirada de pontos e seguimento a cada 20-30 dias até completar 3 meses das cirurgia. Não há necessidade de repouso absoluto e orienta-se não dirigir ou abrir os braços mais de 30 graus por 2-3 semanas e volta a atividade física com 3 semanas. Em 45 dias todas as atividades físicas estão liberadas de acordo com a rotina da paciente antes da cirurgia. 

Publicações Internacionais

Cirurgia de Suspensão da Mama 

(Revistas Indexadas plataforma pubmed / scopus)

logo profissional.001.jpeg

Blog

Implante Mamário de Silicone Gel

Photographer at Work
WFH Setup
Judge Writing
Notebook and Pen
logo profissional.001.jpeg
Captura_de_Tela_2020-08-05_às_08.03.36.
_edited_edited.png

Agende hoje sua consulta para esclarecer suas dúvidas....

CONSULTAS:

Fones: 11 32551760 ou 1769 (Central)

CONTATOS DAS UNIDADES:

115080 7800 (Moriah) / 11 32551760 ou 1769 (Higienópolis)

Email: alexmunhozplastico@gmail.com

logo profissional.001.jpeg
logo profissional.001.jpeg
 

Redução de Mama

A cirurgia de redução de mama tem como objetivo retirar o volume da mama e corrigir sua posição original, na região do tórax,  que muitas vezes está associado ao excesso de peso, além de proporcionar conforto, melhora da auto-imagem e qualidade de vida. Também conhecida como mamoplastia redutora, a plástica de redução da mama pode ser realizada em qualquer idade sendo mais comum em faixas etárias mais jovens pelo aumento de volume após a adolescência. Muitas vezes, as mulheres buscam o uma mama menor  para restaurar um corpo mais magro e contornos mais proporcionais

Woman%20with%20irritated%20skin%20under%
Corporate_edited.jpg

Você sabia ?

"A cirurgia de redução da mama é uma das cirurgia estéticas que apresenta o mais alto impacto na qualidade de vida das mulheres e re-integração em atividades esportivas e sociais. Um interessante estudo publicado por uma Universidade Americana, a Duke University em Durham/NC, mostrou que mulheres jovens com mamoplastia redutora apresentam excelente qualidade de vida relacionada à mama décadas após a cirurgia. Comparados aos valores normais, as mulheres com mamoplastia redutora relataram maior satisfação com as mamas e bem-estar. Os autores defendem que os cirurgiões plásticos e seguros de saúde devem estar cientes desses dados e mostrando as mulheres esses benefícios.

PERGUNTAS FREQUENTES (casos reais) ....

logo profissional.001.jpeg

Como posso saber que preciso da redução da mama ? Quais são as indicações ? (AS, 19 anos, SP).

A cirurgia de redução de mama, diferente das outras cirurgias estéticas mamárias, apresenta sintomas objetivos e que afetam a qualidade de vida da maioria das mulheres. Habitualmente as mulheres se queixam de dor mamária, dor nas costas e no pescoço com piora no final do dia, dificuldade para prática de exercícios, cansaço após caminhada e episódios de dermatite nas dobras da pele abaixo da mama. A longo prazo podem ocorrer alterações de postura ou mesmo mudanças no esqueleto da coluna vertebral com desgaste das vertebras. Além do benefício estético, a redução da mama tem o objetivo funcional pois permitirá o alívio desses sintomas. O ideal é você estar em boas condições de saúde, todos os exames pré-operatórios dentro da normalidade e segura quanto a forma ao volume que deseja. Preenchendo esses aspectos, você é uma boa candidata a cirurgia. 

Existe uma idade ideal para a cirurgia de redução da mama ?  Adolescentes ou mulheres idosas podem fazer essa cirurgia com segurança ? (TF, 16 anos, SP).

A woman with univen big breasts on white

Não existe uma idade limite para a cirurgia de redução da mama e cada caso deve ser avaliado de maneira individual de acordo com o tipo e intensidade de sintomas. Para mulheres muito jovens como na adolescência, a mama ainda esta em formação pela ação dos hormônios dessa fase e, desta forma, a cirurgia deve ser adiada até a sua formação se completar. Esse limite é muito variável e depende de cada pessoa. Habitualmente, a formação completa da mama, chamada de Turner IV, ocorre até 3 a 4 anos após a a data da 1a. menstruação e que marca o início do desenvolvimento do corpo da mulher com o Turner I. Assim, uma adolescente que menstruou pela 1a. vez aos 12 anos, espera-se que a mama irá se desenvolver por completo até os 15 ou 16 anos onde atingirá o nível IV. 

Adolescentes com sintomas muito intensos, dificuldade para prática de exercícios ou socialização na escola, alterações de coluna e prejuízo na qualidade de vida devem ser avaliadas de maneira particular e em conjunto com outros profissionais como o Ginecologista, Ortopedista e Psicólogo. Nesses casos, a cirurgia precoce traz claros benefícios e pode ser realizada mais cedo mesmo com a mama ainda em formação. Logo vantagens e desvantagens devem ser colocadas na balança no processo de decisão. Já em mulheres idosas não há qualquer contra-indicação e desde que tenha todos os exames normais, a redução da mama pode ser realizada com segurança e proporcionar maior conforto, beleza e qualidade de vida.

Como é a recuperação da redução da mama ? Estou na escola e ficarei muito tempo afastada ? (PSS, 18 anos, ES).

A cirurgia de redução de mama, apresenta tempo de recuperação semelhante as outras cirurgias estéticas mamárias. Não há necessidade de repouso absoluto e você poderá voltar para as aulas já na primeira semana após a cirurgia. Diferente da cirurgia de prótese de mama, na redução você se sentirá mais confortável após a cirurgia pelo grande alívio do peso da mama. Lógico que serão necessários cuidados habituais como evitar carregar peso maior que 1/2 kilo, evitar abrir os braços mais que 30 graus, não dirigir por 3 semanas e evitar prática de exercícios por 30-40 dias. As demais atividades sociais e estudos podem ser realizadas normalmente. 

logo profissional.001.jpeg

Blog

Implante Mamário de Silicone Gel

Photographer at Work
WFH Setup
Judge Writing
Notebook and Pen
logo profissional.001.jpeg
Captura_de_Tela_2020-08-05_às_08.03.36.

Agende hoje sua consulta para esclarecer suas dúvidas....

Woman%2520Holding%2520a%2520Mobile%2520P
logo profissional.001.jpeg

CONSULTAS:

Fones: 11 32551760 ou 1769 (Central)

CONTATOS DAS UNIDADES:

115080 7800 (Moriah) / 11 32551760 ou 1769 (Higienópolis)

Email: alexmunhozplastico@gmail.com

logo profissional.001.jpeg
 

Troca de Prótese

A cirurgia de troca de prótese de silicone tem como objetivo retirar a prótese antiga que por desgaste natural, dobras, rompimento ou contratura necessita ser trocada. Também conhecida como cirurgia secundária, a troca da prótese pode ser realizada em qualquer idade porém é mais comum após 10 anos da 1a. cirurgia. Nesse período é mais comum apresentar os sinais e sintomas de desgaste natural da prótese sendo necessário assim a troca por uma nova de última geração. As próteses mais atuais apresentam avanços tecnológicos na superfície de revestimento e na característica do gel o que permite uma durabilidade muito maior que as de gerações mais antigas. 

Photo%20of%20thinking%20young%20woman%20

Você sabia ?

"A cirurgia de troca de prótese é uma das poucas cirurgias que tem apresentado uma redução no número de cirurgias ano após ano. Segundo dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), a cirurgia de troca de prótese ou mesmo a retirada da prótese antiga é o 12o. procedimento estético mais realizado e com redução de 30% entre 2000 e 2018. A melhor qualidade na tecnologia das próteses de mama e por consequência a maior durabilidade e menor incidência de complicações tem tornado a cirurgia da troca menos frequente quando comparamos com os anos 90 e próteses mais antigas e das primeiras gerações. Talvez no futuro e com durabilidade superior, a necessidade de troca continue cada vez menos frequente.

PERGUNTAS FREQUENTES (Casos reais) ....

logo profissional.001.jpeg

Existe mesmo uma prótese que dure para sempre ? Qual é a evolução com passar dos anos ? (DAS, 29 anos, SP).

Até o presente momento não temos um tempo exato e definido de duração de uma prótese de silicone dentro do nosso corpo. Sabemos que a tecnologia, os avanços da química e da física ocorrem em todas as áreas, haja visto as primeiras gerações de celulares ou mesmo de computadores. Nas próteses de silicone não é diferente e as gerações mais antigas (anos 2000) apresentam aspectos diferentes e que interferem na durabilidade e resistência quando comparamos com as mais atuais de última geração. O que temos é um "tempo médio" onde para as próteses das 1as. gerações era por volta de 8-10 anos a durabilidade. Após esse período começavam a apresentar dobras, pontas, endurecimento ou até rompimento na maioria das pacientes. É claro que nem todas tinham esses sintomas, e em uma minoria isso ocorria mais precocemente (5-6 anos) e uma outra minoria mais tardiamente (15-20 anos). Mas, na maioria das mulheres esse desgaste ocorria por volta de 10 anos. As mais modernas principalmente com revestimento e gel de ultima geração estipula-se que esse período pode chegar a 20 anos.

Por que as próteses precisam ser trocadas ?

Qual é a recomendação? (PMN, 39 anos, SP).

As próteses de silicone são extremamente seguras e submetidas a uma série de testes de qualidade rigorosos e certificados por várias agências de qualidade e segurança em implantes médicos como ANVISA, INMETRO, FDA. Apesar disso, é uma material sintético e fabricado e como qualquer implante sofre um desgaste com o passar do tempo. Isso é uma realidade em qualquer área da medicina como implantes ortopédicos (prótese de quadril, joelho etc...), cardíacos (marca-passo) ou mesmo odontológicos (implantes dentários) e em algum momento precisam ser trocados. É recomendação dos fabricantes e das agências regulatórias (ANVISA, FDA) que as próteses de silicone, apesar da alta qualidade e segurança, não são para vida toda (vitalícias) e em algum momento necessitam ser trocadas, devido ao desgaste natural, a presença de alterações na superfície que comprometem o resultado estético ou mesmo o rompimento.

Silicone breast implant on hands. the do

Como é a recuperação e os cuidados após uma cirurgia para troca de prótese de silicone ? (MMC, 46 anos, executiva, SP).

Back Pain

O tempo de recuperação é muito variável pois depende muito do tipo de cirurgia e a técnica que foi empregada. Habitualmente, em cirurgias mais simples com apenas a troca da prótese sem retirada de pele, são cirurgias que duram aproximadamente 1-2 horas e internação em ambiente de hospital dia. Já na situação de troca da prótese e suspensão da mama, a duração é de aproximadamente 3-4 horas. Na do rotina do Prof. Alexandre Munhoz, 90% das cirurgias são realizadas no período da manhã e com alta hospitalar no fim da tarde do mesmo dia ou no dia seguinte. Orienta-se retorno ao consultório 2-3 dias após a cirurgia para curativos, 7-10 dias para retirada de pontos e seguimento a cada 20-30 dias até completar 3 meses das cirurgia. Não há necessidade de repouso absoluto e orienta-se não dirigir ou abrir os braços mais de 30 graus por 2-3 semanas e volta a atividade física com 3 semanas. Em 45 dias todas as atividades físicas estão liberadas de acordo com a rotina da paciente antes da cirurgia. 

Como saber o momento ideal para a troca da prótese ? É uma urgência e precisa ser feito imediatamente ? (CMS, 49 anos, SP).

Todas as mulheres devem ser orientadas e seguir um acompanhamento de rotina que pode ser feito pelo cirurgião plástico por meio de exame físico e complementação com exames de imagem simples como a ultrassonografia e a mamografia. Em casos específicos e com dúvida nos exames habituais pode-se complementar com a ressonância das mamas. O Prof. Alexandre Munhoz segue as pacientes a cada 3 meses no primeiro ano após a cirurgia, anualmente nos dois primeiros anos e depois a cada dois anos. Nesse último período são analisados os exames de imagem mais atuais e a correspondência com os sintomas e o exame físico. Na presença de alterações como dor, endurecimento e perda do resultado estético cogita-se a troca da prótese. Nas próteses de gerações mais antigas é comum essas alterações por volta dos 10 anos. As mais modernas por volta dos 20-25 anos. Na ausência de rompimento e com sintomas leves e a satisfação com o resultado pode-se programar a troca a qualquer momento. Na presença de rompimento é necessário a troca da prótese que pode ser programada de maneira eletiva, sem urgência. 

O que as próteses de silicone de última geração tem de diferente das próteses antigas ? O que melhorou ? (MM, 50 anos, BA).

O grande avanço tecnológico nas próteses de silicone foi relacionado ao tipo de superfície de revestimento e as propriedades físicas do gel de silicone. Sabe-se atualmente que pode-se conseguir superfícies mais biocompatíveis com o organismo e prolongar a durabilidade da prótese dentro do corpo. De modo semelhante, há atualmente superfícies menos rugosas que reduzem o processo inflamatório e evitam a aderência bacteriana reduzindo assim as complicações a curto prazo (infecção) e a longo prazo (contratura). Quanto ao gel, a mudança das características viscoelásticas com conceitos de ergonomia, permitiram uma nova dinâmica do silicone dentro da mama, favorecendo um comportamento mais natural, macio ao toque e próximo a mama normal. No ano passado o Prof. Alexandre Munhoz publicou na revista americana de cirurgia plástica, Plastic and Reconstructive Surgery Global, em conjunto com Professores e cirurgiões plásticos americanos, os principais avanços nessa área e melhora dos resultados obtidos nos últimos anos com essa tecnologias.

PROF.ALEXANDRE MUNHOZ Publicação Interna
Prótese de Mama troca Alexandre Munhoz

na cirurgia da troca da prótese vou precisar de mais cicatrizes ? Posso usar a mesma cicatriz que eu já tinha ? (TMC, 59 anos, SP).

PROF.ALEXANDRE MUNHOZ Publicação Interna
Prótese de Mama Alexandre Munhoz via axilar

Na cirurgia da troca da prótese normalmente usa-se a mesma cicatriz que a paciente já tinha na primeira cirurgia. Em casos especiais e com a presença de queda da mama ou muita flacidez de pele decorrente do envelhecimento, perda de peso ou amamentação pode ser necessário a retirada de pele em excesso e reposicionar a mama para ter um resultado estético melhor. Atualmente, mesmo na cirurgia feita pela axila, é possível repetir a mesma cicatriz e não ter uma nova cicatriz na mama para a troca da prótese. O Prof. Alexandre Munhoz, com grande experiência na técnica da axila, realiza habitualmente a troca da prótese antiga pela mesma cicatriz axilar. Essa experiência foi publicada recentemente na revista da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética, Aesthetic Surgery Journal (ASJ) mostrando os benefícios e vantagens de manter a mesma cicatriz inicial e evitar uma segunda cicatriz na mama para troca da prótese.

Blog

Implante Mamário de Silicone Gel

Photographer at Work
WFH Setup
Judge Writing
Notebook and Pen
logo profissional.001.jpeg
Captura_de_Tela_2020-08-05_às_08.03.36.

Agende hoje sua consulta para esclarecer suas dúvidas....

CONSULTAS:

Fones: 11 32551760 ou 1769 (Central)

CONTATOS DAS UNIDADES:

115080 7800 (Moriah) / 11 32551760 ou 1769 (Higienópolis)

Email: alexmunhozplastico@gmail.com

_edited.png
logo profissional.001.jpeg
logo profissional.001.jpeg
 

Tratamento de Complicações

Próteses de silicone muito antigas podem apresentar complicações locais e perda do resultado estético. Desta forma orienta-se a trocar em momento oportuno que depende do tipo de prótese e a época quando foi colocada. As próteses de última geração, com novas características permitem uma menor incidência de complicações a longo prazo.Na maioria dos casos são complicações localizadas leves ou moderadas que tem adequado tratamento com a cirurgia de troca. Em algumas situações há a necessidade de usar técnicas específicas como retalhos locais, cobertura muscular ou mesmo o enxerto de gordura para se obter um bom resultado.

Cancer%20awareness.%20Shocked%20woman%20
portrait%20of%20the%20beautiful%20young%

Você sabia ?

"O grande avanço nos resultados estéticos da prótese de silicone foi decorrente da tecnologia presente nas novas próteses e o desenvolvimento e aprimoramento de novas técnicas cirúrgicas. Segundo dados provenientes do FDA (agência americana que regulamenta os implantes usados em cirurgia), a contratura capsular (endurecimento) e o rompimento eram complicações frequentes em próteses de silicone dos anos 90, representando quase 20 e 10 % das complicações tardias e cirurgias de reoperação com 8 a 10 anos após a primeira cirurgia. Os estudos mais atuais mostram uma redução importante nessas taxas sendo a contratura capsular e a ruptura eventos mais raros e com menos de 5 e 3 % respectivamente". 

PERGUNTAS FREQUENTES (Casos reais) ....

logo profissional.001.jpeg

Qual a minha chance de ter contratura após a cirurgia de prótese de silicone ? (SSM, 25 anos, MG).

Nos dias de hoje e com as próteses modernas e com características especias de superfície, a chance de contratura não é zero, mas sem dúvida muito menor que as taxas das próteses mais antigas. É um fenômeno de várias causas como a qualidade, o tipo do material, a técnica cirúrgica usada, a presença de complicações pós operatórias como infecção ou hematoma  e o sistema imunológico da paciente. Sabe-se que com próteses de última geração, uma correta técnica cirúrgica e a ausência de qualquer fator complicador, a incidência de contratura da cápsula é inferior a 1% em 4-5 anos e próximo a 5% em 8 a 10 anos. Ou seja, a grande maioria das mulheres (9 em 10) estarão bem e sem contratura em até uma década após a cirurgia.

Em uma cirurgia de complicação, muito anos após a colocação da prótese, por que as próteses precisam ser trocadas ?  (BMS, 44 anos, SP).

As próteses de silicone são extremamente seguras e submetidas a uma série de testes de qualidade rigorosos e certificados por várias agências de qualidade e segurança em implantes médicos como ANVISA e o INMETRO no Brasil, e o FDA nos EUA. Apesar disso, é uma material sintético e fabricado e como qualquer implante sofre um desgaste com o passar do tempo. É recomendação dos fabricantes e das agências regulatórias (ANVISA, FDA) que as próteses de silicone, apesar da alta qualidade e segurança, não são para vida toda (vitalícias) e em algum momento necessitam ser trocadas, devido ao desgaste natural, a presença de alterações na superfície que comprometem o resultado estético ou mesmo o rompimento.

Plastic surgeon woman holding silicon br

Fiz minha cirurgia há mais de 10 anos e não tenho contratura. Mas percebi nos últimos anos uma série de ondulamentos e pontas....O que é isso e como melhorar ? (FM, 33 anos, RS).

PROF.ALEXANDRE MUNHOZ Publicação Interna
PROF.ALEXANDRE MUNHOZ Publicação Interna

A presença dos chamados ondulamentos e pontas, também denominados de "rippling" são complicações menores e secundários ao tipo de gel da prótese e a quantidade de mama e gordura que esta sobre a prótese. As próteses de silicone de gerações mais antigas apresentavam um gel mais fluído e a prótese não era totalmente preenchida (cheia) logo era comum a presença de ondulamentos que nada mais era que o relevo da superfície da prótese próximo a pele. Mulheres muito magras, atletas ou que tiveram perda de peso acentuada após a cirurgia podem ter esse tipo de complicação, pois a prótese fica mais evidente devido a menor distância com a pele. É uma complicação puramente estética não causando nenhum outro problema de saúde para a paciente.

Recomenda-se nesse caso a troca da prótese com um tipo de gel mais moderno e menos fluído e totalmente preenchido. Pode-se ainda aumentar a distância da prótese com a pele e assim ficar menos perceptível. Nesses casos pode-se realizar a troca para o espaço submuscular ou a realização da cirurgia híbrida, com o emprego do enxerto de gordura. O Prof. Alexandre Munhoz publicou recentemente dois trabalhos científicos, um na revista americana Aesthetic Surgery Journal (ASJ) mostrando a cirurgia híbrida (gordura + silicone) e outro na revista Plastic and Reconstructive Surgery Global, que por meio de um consenso com vários cirurgiões plásticos de todo o mundo, demonstrou as indicações e a segurança do emprego da gordura no tratamento de complicações como o ondulamento e sem uso da musculatura.

Como é a recuperação e os cuidados após uma cirurgia para tratamento de complicações ? (ACS, 51 anos, do lar, BA).

Back Pain

O tempo de recuperação é muito variável pois depende muito do tipo de cirurgia e a técnica que foi empregada. Habitualmente, são cirurgias que duram aproximadamente 2-3 horas em casos mais simples e 4-6 horas em casos mais complexos e internação em ambiente de hospital dia ou no máximo 1-2 dias de internação. Na do rotina do Prof. Alexandre Munhoz, 90% das cirurgias são realizadas no período da manhã e com alta hospitalar no fim da tarde do mesmo dia ou no dia seguinte. Orienta-se retorno ao consultório 2-3 dias após a cirurgia para curativos, 7-10 dias para retirada de pontos e seguimento a cada 20-30 dias até completar 3 meses das cirurgia. Não há necessidade de repouso absoluto e orienta-se não dirigir ou abrir os braços mais de 30 graus por 3-4 semanas e volta a atividade física com 4 semanas. Em 45-60 dias todas as atividades físicas estão liberadas de acordo com a rotina da paciente antes da cirurgia. Dependendo do caso e complexidade pode ser necessário a realização de uma nova etapa cirúrgica para complementar a primeira cirurgia entre 2-3 meses.

É verdade que existe o risco da prótese se deslocar ou mesmo rodar dentro da mama ? Qual a chance de ter essa complicação ? (HF, 55 anos, SP).

A técnica usada na cirurgia, o tipo de prótese e os cuidados pós operatórios são fundamentais para se manter a estabilidade da prótese e evitar complicações como o deslocamento e a rotação. Vale lembrar que nenhuma prótese é fixa e ela se mantem na mama em um espaço pré-definido e construído pelo cirurgião. Algumas próteses para se evitar a contratura e outras complicações e promover um resultado mais natural não aderem (grudam) nos tecidos da mama permitindo assim uma certa movimentação mas com estabilidade. Os cuidados pós operatórios são importantes para se evitar pressão sobre a prótese durante a cicatrização e risco de deslocamento. Hoje existem técnicas específicas para as próteses mais modernas com um planejamento focado especialmente nas dimensões do espaço para prótese além do uso da musculatura para manter a sua estabilidade. Em 2017, o Prof. Alexandre Munhoz participou de um importante consenso mundial de especialistas cirurgiões plásticos sobre as principais técnicas a serem realizadas para conferir melhor estabilidade para as próteses de última geração. Tal consenso foi publicado na revista da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, o Aesthetic Surgery Journal (ASJ)

PROF.ALEXANDRE MUNHOZ Publicação Interna
PROF.ALEXANDRE MUNHOZ Publicação Interna
PROF.ALEXANDRE MUNHOZ Publicação Interna
PROF.ALEXANDRE MUNHOZ Publicação Interna

Já nas mulheres que apresentam risco para instabilidade da prótese como acentuada flacidez da pele, queda importante da mama, pós grandes emagrecimentos ou mesmo que já apresentam a prótese antiga já deslocada, o uso da técnica muscular como "soutien" interno é eficaz para a estabilidade da nova prótese. O Prof. Alexandre Munhoz é autor de uma nova técnica de sustentação da mama e da prótese com o uso de uma faixa do músculo peitoral, formando um "soutien" interno que apoia a prótese e mantem a estabilidade da prótese e da mama em sua posição. Essa técnica chamada de C.R.I.M.S. (Composite Reverse Inferior Muscular Sling) foi publicada em 2019 na mais importante revista de cirurgia plástica estética do mundo, a Aesthetic Surgery Journal (ASJ) mostrando bons resultados e adequada sustentação da mama em sua posição correta.

logo profissional.001.jpeg

Blog

Implante Mamário de Silicone Gel

Photographer at Work
WFH Setup
Judge Writing
Notebook and Pen
logo profissional.001.jpeg
Captura_de_Tela_2020-08-05_às_08.03.36.
Businesswoman%20in%20white_edited.png

CONSULTAS:

Fones: 11 32551760 ou 1769 (Central)

CONTATOS DAS UNIDADES:

115080 7800 (Moriah) / 11 32551760 ou 1769 (Higienópolis)

Email: alexmunhozplastico@gmail.com

Agende hoje sua consulta para esclarecer suas dúvidas....

logo profissional.001.jpeg
logo profissional.001.jpeg